quinta-feira, 17 de junho de 2010

Deputados lembram 102 anos da imigração japonesa para o Brasil

A boa convivência entre japoneses e brasileiros e o histórico “sentimento de amizade” entre os dois países foram destacados pelo deputado William Woo (PPS-SP) durante sessão solene em homenagem aos 102 anos de imigração japonesa para o Brasil.
Woo - autor do requerimento para a realização do evento - ressaltou que o Brasil abriga a maior comunidade nipônica fora do Japão. Além disso, a terceira maior comunidade de brasileiros fora do Brasil está em território japonês. Esse fato, segundo ele, faz com que o Itamaraty desenvolva ações especiais para a comunidade brasileira que vive no Japão.
Os dekasseguis, como são conhecidos os trabalhadores provenientes do Brasil, já somam cerca de 300 mil. Por sua vez, há atualmente cerca de 1,5 milhão de nikkeis - descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou que vivem regularmente no exterior.
Esses trabalhadores, em grande parte dos casos, enfrentam dificuldades, apesar de a maioria já estar legalizada. Para William Woo, a missão dos parlamentares ligados à comunidade nipônica neste ano será deflagrar um amplo debate no Congresso sobre a situação dos dekasseguis brasileiros.
Centenário - O deputado Walter Ihoshi (DEM-SP) lembrou as comemorações pelo centenário da imigração japonesa, que, segundo ele, ficarão na memória de todos como um registro histórico da integração cultural entre os dois países. Ele citou como exemplo a criação do Museu Manabu Mabe, que abrigará exposições de arte moderna. “Projetos como esse são importantes para celebrar os laços entre os dois países”, disse.
Para o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), que presidiu a sessão, o evento é “uma oportunidade para a Câmara expressar o reconhecimento e o apreço do povo brasileiro pelos japoneses que se estabeleceram no País, bem como os seus descendentes, pela importante contribuição dada ao desenvolvimento do Brasil”.
Na opinião do parlamentar, esse apreço e esse reconhecimento estão implícitos na própria imagem que a sociedade brasileira faz do cidadão de origem japonesa, “vinculando-o aos atributos de disciplina, de exposição para o estudo e o trabalho, bem como ao de determinação para enfrentar e vencer dificuldades”.
Também discursaram em homenagem à data os deputados Mauro Benevides (PMDB-CE), Vanderlei Macris (PSDB-SP), Renato Molling (PP-RS), Uldurico Pinto (PHS-BA), Domingos Dutra (PT-MA), Luiz Carlos Setim (DEM-PR) e Celso Maldaner (PMDB-SC).
Fonte: Jornal da Câmara
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário