quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Okinawa oferece bolsas de estudo e estágio a brasileiros com parentes na província

Inscrições estão abertas na Associação Okinawa Kenjin do Brasil, em SP
Bolsa de Estudo de Okinawa

A Associação Okinawa Kenjin do Brasil, com sede em São Paulo, está com as inscrições abertas para bolsas de estudo em universidades da província ou estágios em empresas locais.

As bolsas são oferecidas aos brasileiros descendentes de japonês, com antepassados naturais de Okinawa. O objetivo é formar pessoas que possam se tornar futuras pontes entre o Brasil e a província no extremo sul do Japão.

As modalidades de bolsas oferecidas se dividem entrem um ano de estudo em uma universidade da província ou um ano de estágio ou estudo em artes tradicionais.

Os contemplados também poderão estudar 6 meses em uma universidade como “aluno especial” e completar o intercâmbio com 6 meses de estágio em áreas como educação, turismo, comunicação, arquitetura e estética.

As bolsas relacionadas a artes tradicionais envolvem 3 meses de estudo de japonês (caso haja necessidade) e 9 meses de estudo ou estágio em artes tradicionais de Ryukyu, como culinária okinawana ou confecção de taiko.

Os candidatos selecionados serão contemplados com as passagens de ida e volta, alojamento, seguro de saúde, custos de educação e ajuda de custo mensal. O intercâmbio está previsto para abril de 2019 com duração até março de 2020.

No próximo sábado (25), a Associação irá realizar, a partir das 14h, uma palestra informativa sobre as bolsas, com a presença de ex-bolsistas. O evento será realizado no 2º andar da sede e os interessados poderão tirar dúvidas sobre requisitos, condições e opções de estudos.

Requisitos
- Nacionalidade brasileira ou dupla nacionalidade
- Ter ascendência na província de Okinawa
- Ensino médio completo
- Ter menos de 35 anos até 1º de abril de 2019
- Conhecimento de língua japonesa equivalente ao nível 4 da proficiência (ou nível 2 para os interessados nos estágios em empresas)
- Ter condições para arcar com custo de vida que possa exceder o valor da bolsa
- Ter parente morando em Okinawa
- Ter participação na AOKB-CCOB (Associação Okinawa Kenjin do Brasil e Centro Cultural Okinawa do Brasil) e se comprometer a participar das atividades, trabalhando para estreitar os laços entre Brasil e Okinawa.

Opções de Universidades
Universidade Internacional de Okinawa (Okinawa Kokusai Daigaku)
Universidade Meio (Meio Daigaku)
Universidade de Belas Artes de Okinawa (Kenritsu Geijutsu Daigaku)
Universidade de Ryukyu (Ryukyu Daigaku)
Universidade de Okinawa (Okinawa Daigaku)

Inscrições
As inscrições estão abertas na secretaria da Associação Okinawa Kenjin do Brasil: Rua Tomás de Lima, 72, Liberdade. Os candidatos podem se inscrever até às 17h do dia 28 de agosto.

A seleção envolve prova de japonês, conhecimentos gerais em português e entrevista em japonês, que será marcada para o dia 1º de setembro na sede da Associação.

Mais informações:
Associação Okinawa Kenjin do Brasil
Rua Dr. Tomás de Lima, 72 Liberdade São Paulo/SP CEP 01513-000
Tel.(11) 3106-8823 / Fax (11) 3241-08747 | E-mail: brasil@okinawa.org.br
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário