segunda-feira, 1 de abril de 2019

Reiwa é o nome da nova era do Japão

O anúncio do nome da era é uma questão de enorme interesse público no país
Reiwa

O governo anunciou às 11h40 desta segunda-feira (1) o nome da nova era do Japão, Reiwa (令和).

O primeiro-ministro Shinzo Abe disse que o nome foi retirado de uma antiga coleção de poesia japonesa, chamada Manyoshu, e tem o significado de uma nova era repleta de esperança.

Literalmente, os dois caracteres usados no novo nome significam "ordem" ou "bom" (rei / 令) e "paz" ou "harmonia" (wa / 和).

A nova era começa em 1º de maio, quando o príncipe herdeiro Naruhito sobe ao trono para suceder seu pai, o atual imperador Akihito.

O anúncio do nome da nova era, o 248º na história do país, é uma questão de enorme interesse público no Japão, pois será amplamente utilizado em calendários, jornais, documentos oficiais e certificados.

No Japão, o nome da era (gengo / 元号) e a contagem de anos mudam quando um novo imperador assume o trono. A primeira era no país foi Taika, que começou no ano de 645.

Abe disse a repórteres no domingo que o governo "escolheria um nome que anuncia uma nova era cheia de esperança".
Reiwa (令和)
Na manhã desta segunda-feira, o governo convocou um painel de representantes de empresas, universidades e organizações de mídia para trocar pontos de vista sobre nomes de candidatos em uma lista, antes de ouvir as opiniões de líderes do Parlamento.

Os nove membros do painel incluíram Sadayuki Sakakibara, ex-presidente da Federação Japonesa de Negócios; Shinya Yamanaka, professor da Universidade de Quioto, que ganhou o Prêmio Nobel de de Medicina em 2012; e a romancista Mariko Hayashi.

A atual era Heisei, que significa "alcançar a paz", começou em 8 de janeiro de 1989, no dia seguinte à morte do imperador Hirohito, conhecido postumamente como imperador Showa, nome da era anterior.

O Japão é o único país do mundo que atualmente adota o sistema de nomes da era, embora também use o calendário gregoriano.

Os nomes da era no Japão moderno são Meiji (1868-1912), Taisho (1912-1926) e Showa (1926-1989), seguidos por Heisei (1989-2019).
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário