quinta-feira, 4 de julho de 2019

Em um ano, apenas 43 yonseis conseguem certificado para visto

Inicialmente, o governo esperava a entrada de 4 mil candidatos por ano
visto para yonsei (quarta geração)

O visto para yonsei (quarta geração) está completando um ano este mês, mas apenas 43 pessoas receberam até agora o certificado de elegibilidade exigido para solicitar a entrada no Japão. As informações são do jornal Mainichi.

Inicialmente, o governo disse que esperava a entrada de 4 mil yonseis por ano. Porém, os requisitos de idioma japonês e a limitação de idade, entre 18 e 30 anos, têm sido um obstáculo alto para muitos descendentes.

Jaqueline Oliveira, de 23 anos, é uma yonsei que mora em São Paulo. "A terceira geração não teve que falar a língua. Há injustiça entre as gerações", lamentou.

Os candidatos ao visto, com duração de no máximo cinco anos, devem ter pelo menos o nível N4 do Teste de Proficiência em Língua Japonesa.

Yasuo Yamada, presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, disse que outras restrições para a emissão de vistos estão fazendo com que muitas pessoas desistam de candidatar-se, incluindo o limite de idade e o fato de não poderem trazer membros da família.

Estima-se que haja mais de 150 mil nikkeis de quarta geração com mais de 30 anos. A Federação está tentando fazer com que o governo japonês analise os requisitos atuais, incluindo a abolição do limite de idade para abrir o esquema.

"O novo sistema está a uma distância considerável do que estamos pedindo. Um programa que não é usado é um fracasso. Queremos que eles abram mais a porta para estrangeiros de quarta geração com raízes neste país", disse Yamada.
Fonte: Alternativa
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário