quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Encceja: provas serão aplicadas no Japão e em outros 11 países no domingo

O exame é uma oportunidade de conseguir certificação do ensino fundamental ou do ensino médio
Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para os brasileiros que moram no exterior, serão realizadas no próximo domingo (15).

O exame será apicado em 18 cidades de 12 países: Bélgica (Bruxelas); Espanha (Barcelona e Madri); Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami); França (Paris); Guiana Francesa (Caiena); Holanda (Amsterdã); Itália (Roma); Japão (Nagoia, Hamamatsu e Ota); Portugal (Lisboa); Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo).

O Encceja Exterior é uma oportunidade para quem mora fora do Brasil conseguir a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio por não ter tido a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) elabora, aplica e faz a correção das provas.

A aplicação do exame conta com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores. São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação.

Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em ciências naturais; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e história e geografia.

Para o ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; e ciências humanas e suas tecnologias.

Encceja PPL
Para os brasileiros residentes no exterior que estão presos ou cumprem medidas socioeducativas, o Encceja Exterior Para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) será aplicado entre 16 e 27 de setembro. Nesse caso específico, a aplicação das provas será apenas em unidades prisionais de Tóquio, no Japão.

No Brasil, o Encceja PPL ocorrerá em 8 e 9 de outubro.

Locais das provas do Encceja no Japão:
Nagoia
Universidade de Aichi, Prédio de Conferências (Lecture Building), 3F
Aichi-ken Nagoya-shi Nakamura-ku Hiraike 4 Chome 60-6

Ota
Escola Paralelo Ota
Gunma-ken Ota-shi Ryumai-cho 2743-2

Hamamatsu
Hamamatsu Gakuin Daigaku
Shizuoka-ken Hamamatsu-shi Naka-ku Nunohashi 3-2-3
Fonte: Alternativa com Agência Brasil
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário