Não é mais obrigatório solicitar o visto com certificado de elegibilidade
Os procedimentos para tirar visto japonês se normalizaram na terça-feira (11), quando o Japão removeu as restrições de entrada de estrangeiros no país que foram impostas há mais de dois anos devido à pandemia do coronavírus.
Segundo um comunicado do Consulado do Japão em São Paulo, não é mais obrigatório solicitar o visto com certificado de elegibilidade, incluindo o de longa permanência para descendentes de japoneses que pretendem trabalhar no Japão.
Porém, o certificado de elegibilidade continua sendo exigido para pessoas que retornaram ao Brasil depois de receber a ajuda de ¥300 mil do governo japonês entre 2009 e 2010.
O Japão também liberou as solicitações de visto de curta permanência para turismo individual ou visita a amigo, anteriormente restringido por medidas relacionadas à contenção da Covid-19 nas fronteiras.
Além disso, o governo japonês voltou a emitir visto de múltiplas entradas e validou os vistos que haviam sido suspensos temporariamente, desde que a data de validade não tenha expirado.
Também restabeleceu a isenção de visto, que estavam temporariamente suspensas devido à pandemia, para 68 países e regiões, mas o Brasil não faz parte dessa lista.
Fonte: Alternativa