quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Universidades se tornarão gratuitas no Japão para famílias com 3 ou mais filhos

Medida faz parte de uma estratégia mais ampla para combater a baixa taxa de natalidade no país

universidades e faculdades
O governo japonês vai implementar a partir de 2025 a gratuidade das mensalidades universitárias para famílias com três ou mais filhos, independente da renda familiar, informou o jornal Asahi na quarta-feira (6).

Essa medida faz parte de uma estratégia mais ampla para combater a baixa taxa de natalidade no país, visando tornar mais fácil para as famílias terem um número maior de filhos através da redução do fardo financeiro associado à educação.

A política se aplicará a famílias com três ou mais filhos, incluindo alunos de universidades, faculdades de curta duração e escolas técnicas superiores.

A iniciativa também contemplará taxas de matrícula e está sendo ajustada para incluir diversos detalhes, como a definição exata de "filho" para fins de elegibilidade.

Atualmente, há programas de assistência para famílias com renda anual inferior a 3,8 milhões de ienes, incluindo redução de mensalidades e bolsas de estudo. Em uma expansão desses esforços, o governo anunciou anteriormente que, a partir de 2024, estenderia esses benefícios para famílias com múltiplos filhos e renda anual de até 6 milhões de ienes.

Essa nova política é um passo adicional, oferecendo a gratuidade das mensalidades sem restrição de renda para famílias com vários filhos. 

Também está prevista uma revisão dos requisitos acadêmicos, com a possibilidade de excluir da gratuidade alunos que não atendam a certos critérios de frequência ou desempenho escolar.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário