A iniciativa responde a pedidos de grupos da indústria para facilitar a entrada de estrangeiros nesses setores de trabalho
O Japão vai oferecer testes em vários idiomas, incluindo o português, para estrangeiros interessados em obter carteira de habilitação de táxi e ônibus no Japão devido à escassez de motoristas no país, informou a agência de notícias Kyodo neste domingo (11).A Agência Nacional de Polícia disponibilizará questões de exemplo em 20 idiomas até o final de março, permitindo adaptações em casa província.
A iniciativa responde a pedidos de grupos da indústria para facilitar a entrada de pessoas não nativas nesses setores de trabalho, já que atualmente apenas 0,6% dos portadores de licenças de categoria 2 são estrangeiros.
Os idiomas incluem principalmente línguas asiáticas, além de inglês e português.
Atualmente, os testes só estão disponíveis em japonês.
Essa mudança visa alinhar os testes de categoria 2 aos de categoria 1 (para carros comuns), que já são oferecidos em 20 idiomas desde 2009.
O teste de categoria 2, além das regras de trânsito, avalia conhecimentos específicos de segurança, sem incluir questões sobre atendimento ao cliente.
Fonte: Alternativa