quarta-feira, 24 de julho de 2024

Encceja 2024 tem inscrições abertas; Consulado do Brasil em Tóquio oferece simulados

As provas no Japão serão realizadas em Hamamatsu, Nagoia e Ota

Encceja Exterior 2024
Começou na segunda-feira (22) o período de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos brasileiros residentes no exterior (Encceja Exterior) 2024 e do exame para pessoas submetidas a Penas Privativas de Liberdade em países estrangeiros (Encceja Exterior PPL).

Os interessados têm até 2 de agosto para se inscrever via internet, aqui. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social.

No caso dos participantes do Encceja Exterior PPL 2024, a inscrição deverá ser realizada nos consulados.

As provas do Encceja Exterior serão realizadas nas seguintes cidades: Frankfurt (Alemanha); Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Miami e Nova Iorque (Estados Unidos); Paris (França); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Hamamatsu, Nagoia e Ota (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido); Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname).

Já o Encceja Exterior PPL será aplicado em unidades prisionais das cidades japonesas de Nagoia e Tóquio; e na capital espanhola, Madri. A aplicação será realizada pelo Inep em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e com as respectivas representações diplomáticas do Brasil nos países em que haverá provas.

Simulados
Para ajudar os candidatos a se prepararem para as provas, o Consulado Geral do Brasil em Tóquio está oferecendo simulados quinzenais. Os primeiros já estão no ar para Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Confira o cronograma:

  • Inscrições de 22 de julho a 2 de agosto
  • Aplicação do Encceja Exterior Regular: 20 de outubro
  • Aplicação do Encceja Exterior PPL: 21 de outubro a 1º de novembro
  • Resultado dos exames: 23 de dezembro

Veja o edital completo aqui.

Oportunidades
Realizado pelo Inep desde 2002, o exame possibilita a retomada da trajetória escolar. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

Com isso, o Encceja estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.

O Encceja serve, ainda, de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário