segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleições presidenciais terão somente 11 mil votos de brasileiros no Japão

Cerca de 4,3% dos 267 mil brasileiros estão habilitados para votar dia 3 de outubro
O número de eleitores aptos a votar para presidente da República no Japão subiu de 5.373 nas eleições de 2006 para 11.570 em 2010. Apesar do número ter dobrado, o total corresponde a cerca de 4,3% do números dos 267 mil brasileiros no país.
A informação é do TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal), que cuida das seções eleitorais no exterior.
"Não temos títulos suspensos, ou seja, no Japão, não há pessoas com problemas políticos ou criminais pendentes", conta Sayonara Ferreira Bracks, chefe da Primeira Zona Eleitoral do Exterior do TRE-DF. Ela explicou ainda que "alguns títulos foram cancelados por falta do voto em três turnos consecutivos ou de justificativa".
Sayonara recorda que, em 2006, vários brasileiros ficaram sem votar porque houve troca incorreta de informações entre a Justiça Eleitoral no Brasil e os consulados. Havia um comunicado entre a corregedoria-geral da Justiça Eleitoral e os cartórios no exterior que
dizia haver à disposição dos eleitores um formulário de cadastro eleitoral pela internet. Este formulário deveria ser preenchido e enviado aos consulados pelo correio com toda a documentação exigida. Por sua vez, o consulado encaminharia-os ao TRE no Brasil.
No entanto, essa documentação deveria ir acompanhada de um Requerimento de Alistamento Eleitoral. Esse documento é enviado pela Justiça Eleitoral por mala diplomática aos postos eleitorais já cadastrados no exterior, o que não foi feito.
Um juiz do TSE não aceitou a documentação sem o RAE e ordenou que o processo fosse refeito pelos cartórios, ou seja, pelos consulados, deixando muita gente sem ter como votar. "Não foi só no Japão. Aconteceu também na Nova Zelândia e na Alemanha, entre outros locais", diz Sayonara.
O documento permite ao eleitor se cadastrar na localidade onde está. "Serve também para transferir o título de seção eleitoral como, por exemplo, de São Paulo para Tokyo", diz Sayonara, que não culpou os consulados pelo problema.
Sayonara alerta ainda que, nas eleições de 2010, o TSE exige que os brasileiros levem algum documento com fotografia, além do título eleitoral, de preferencia a carteria de identidade brasileira.
O primeiro turno das eleições acontece dia 3 de outubro.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário