terça-feira, 12 de outubro de 2010

Governo quer checar a situação dos filhos na hora de renovar o visto

Evitar evasão escolar é uma das metas de planos para nikkeis no Japão
O Conselho para Promoção de Medidas aos Nikkeis, órgão ligado ao gabinete do primeiro-ministro, acredita que as crianças brasileiras no país precisam ser atendidas adequadamente pelas escolas públicas japonesas e, ao mesmo tempo, ter as diferenças culturais reconhecidas durante o processo educativo.
O conselho reconhece as necessidades dessas crianças aprenderem a língua portuguesa nas escolas brasileiras, uma vez que um grande número de famílias tem planos de retornar ao Brasil. Na hora de renovar o visto, as famílias que estiverem com crianças fora da escola serão questionadas. Também serão tomadas medidas para incentivar o retorno destas crianças à escola.
"Educar os filhos com respeito" é o segundo dos cinco pontos prioritários das Diretrizes Básicas para os Nikkeis Residentes no Japão, documento divulgado pelo governo japonês no final de agosto e que trata de medidas para integrar e atender os nikkeis e seus familiares em território japonês.
Segundo o documento, o governo japonês deve promover a rápida adaptação das crianças nikkeis às escolas públicas japonesas para evitar a evasão escolar ou a descontinuidade dela. Aliado a isso, o conselho propõe a elaboração de um currículo escolar mais flexível, a fim de facilitar o acesso dessas crianças ao sistema educacional do país. Os ministérios da Justiça e da Educação, Ciência e Tecnologia, trabalhariam juntos neste tema.
Na prática, o governo quer disponibilizar educadores para dar orientação aos pais e às crianças na hora de ingressar nas escolas locais, acompanhando-os durante esse processo. Para isso, a qualificação desses profissionais deve ser revista a fim de adaptá-las a essas necessidades. O sistema de orientação e apoio a ser criado deve se estender para o ensino médio, supletivo e os cursos à distância.
Em relação à educação em língua portuguesa às crianças cujas famílias pretendem retornar ao Brasil, os programas de reconhecimento das escolas brasileiras como kakushu gakkoo ou jungakkoo hoojin continuarão. Esses status permitem a elas, por exemplo, receberem subsídios públicos. O governo estuda ainda a prorrogação do projeto Niji no Kakehashi (Projeto ArcoÍris). Ele dá a oportunidade às crianças de aprenderem a língua japonesa.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário