sábado, 17 de agosto de 2013

Como está a entrada de "yonsei" no Japão?

Colunista do International Press responde dúvida de leitor sobre os procedimentos necessários1286300_three_japanese_dolls

Como está a entrada de yonsei no Japão? Há possibilidade de ser ampliada? Ter parentes no Japão, há mais de dez anos, facilita a obtenção do visto? No caso de avô, tios e primos... (Fabiana Mieko Arakaki, via e-mail)

Por Takefumi Miyoshi

O yonsei não conseguirá sozinho obter o visto de longa permanência. Mas isso não significa que será impedido de entrar no Japão. Para o pedido de permissão de entrada, basta obter o visto de curta permanência que pode ser solicitado no consulado mais perto de onde a pessoa mora.

Com esse visto de curta permanência, a pessoa poderá permanecer no Japão por no máximo 90 dias e estará terminantemente proibido de exercer qualquer trabalho. No caso de querer permanecer por um período mais longo, será necessário solicitar no escritório da Imigração mais perto da residência, a alteração do tipo de visto para o de longa permanência.

Contudo na atual legislação, no caso do yonsei, uma das condições para se obter a permissão seria estar morando junto com o pai ou com a mãe e ser dependente. Portanto se os pais estiverem morando no Brasil, por mais que se tenha conseguido o visto de curta permanência, o yonsei não conseguirá obter o visto de longa permanência.

Baseado na legislação, tentarei explicar esta situação. Segundo o edital do Ministério da Justiça referente ao visto de longa permanência:
• O yonsei deve morar com o pai ou a mãe sansei e deve ser dependente dos pais (é proibido trabalhar)
• O pai ou mãe sansei deve ter visto de permanência superior a 1 ano
• Deve ser menor de idade
• Deve ser solteiro(a)
• Deve ter boa conduta

Contudo, há vários tipos de yonsei. Por exemplo, se o bisavô (japonês) fez o registro de nascimento do avô (nissei) numa representação diplomática japonesa no país, dentro do prazo, ele passa a ter nacionalidade japonesa e o(a) filho(a) passa a ser considerado nissei e o (a) neto(a), sansei, mesmo sendo yonsei.
Se a pessoa se enquadrar neste caso, terá o tratamento de um sansei. Portanto, para determinar que geração a pessoa pertence é necessário uma avaliação maior para se ter a definição correta.
Fonte: IPC Digital

36 comentários:

  1. e como sei se meu bisavô fez o registro do meu avô?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem

    Para isso tem que pegar o koseki de sua família e levar para alguém que sabe bem japonês para chegar se ele consta no koseki tohon.

    Shigoto.com Agencia de Turismo
    cori@shigoto.com.br
    bycori@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ola!!queria saber se yonsei pode entrar no japao so com a mae,ela sendo descendente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, boa tarde

      Pode entrar se for menor e os pais indo ou se os pais estiverem no Japão (pelo menos aparte descendente.
      Qualquer duvida deixe a pergunta ai, abraços.

      Cori Passos
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  4. Ola, sou Yonsei e queria saber se tem possibilidade de eu conseguir o visto de trabalho. Se eu ser adotado por um sansei e ele for para o japao eu consigo entrar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, boa tarde

      Infelizmente você não consegue mesmo se for adotado, os únicos que podem ser seus garantidores são os seus próprios pais, mas pra isso você deve ser yonsei menor.
      Qualquer duvida estou a sua disposição.
      Abraços filho

      Cori Passos
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  5. Oi..eu sou yonsei fui embora para o japão com meus pais quando eu tinha 11 anos...mas vim embora ja faz 7 anos agora tenho 28 e quero voltar pq minha mae pai irmaos estam td la...ja tentei tirar o visto mas nao consigui...eu tendo meus pais la por mais de 20 anos facilita a entra da para mim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, boa noite

      Ainda não esta liberado o visto de yonsei.
      E como você tem 28 anos fica difícil conseguir tirar o seu visto no momento. Espere esta bendita liberação para ver no que vai dar ok filho?
      Abraços

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  6. ola tenho 18 anos e sou yonsei, ja morei no japao quando era pequeno, agora gostaria de retorna com meu pai sera q liberam meu visto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, boa tarde

      Com esta idade ainda é ´possível você entrar como visto mas a chance de sair não é muito grande.
      Você indo com os seus pais você ainda pode solicitar sim.

      Qualquer duvida estou a sua disposição.

      Atte: Cori Passos
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, sou yonsei, meu visto já venceu, e agora sou casada e quero retornar pro Japão com minha filha e meu marido, tem como???!

    ResponderExcluir
  9. gostaria de saber se descendentes nascidos antes de 1935 aqui no Brasil, são considerados Isseis ou Nisseis?

    ResponderExcluir
  10. Olá Cori san, tenho um filho que acabou de completar 19 anos agora em setembro sendo ele yonsei, estou retornando ao Japão, será que consigo o vito para ele ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tudo bem
      Ele já entrou digamos assim em uma área de risco. O ideal para você ter mais chance de sucesso queria dar entrada com o certificado de elegibilidade não é garantido que o visto venha a sair com isso mas as chances aumentam muito.
      Para isso você teria que pedir para algum parente lá no Japão mandar o certificado para você.
      Qualquer dúvida estou a sua disposição.

      Cori Passos
      Www.shigoto.com.br
      Cori@shigoto.com.br

      Excluir
    2. Boa tarde tudo bem
      Ele já entrou digamos assim em uma área de risco. O ideal para você ter mais chance de sucesso queria dar entrada com o certificado de elegibilidade não é garantido que o visto venha a sair com isso mas as chances aumentam muito.
      Para isso você teria que pedir para algum parente lá no Japão mandar o certificado para você.
      Qualquer dúvida estou a sua disposição.

      Cori Passos
      Www.shigoto.com.br
      Cori@shigoto.com.br

      Excluir
  11. quando está previsto sair essa lei para yonsei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não tem data prevista anônimo


      Abraço

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  12. ola boa tarde gostaria de informacao,eu sou sansei e minha filha e yonsei estou arrumando as papelada pra ir para o japao,gostaria de levar minha filha,pois a agencia falou que nao vai sair o visto,vc acha que e melhor eu esta no japao pra tentar tirar o visto dela? grata midori iceri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Midori, boa tarde
      No Japão você consegue apenas o certificado de elegibilidade para tirar o visto, mas o visto é sempre emitido no Brasil, mas o ideal e dar entrada o quanto antes dependendo da idae de sua filha, dessa forma eu acho melhor dar entrada logo no seu visto dela antes de você ir

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  13. olá boa tarde, sou Gleyçon sou Yonsei porem fiz meus 18 anos no Brasil fiquei ao todo 8 anos no japao, estou querendo voltar para o japao com minha esposa, tenho tio que se tornou japones, devido ao longo tempo morando no japao, por ele estar lá e me autorizar facilita algo? e caso nao funcionar desta forma, tem alguma outra forma para mim poder voltar para o japao com visto mais longo de 1 ano pelo menos, para poder trabalhar? se poder entrar em contato via email gleytattoo@outlook.com grato !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleyçon, boa noite

      Com 18 anos já fica bem difícil de vocês ir mas como você se casou ai se desvincula da sua família como dependente, seu tio tem uma situação favorável porém apenas pra ele e isso não se estende a você o ideal é você esperar a liberação sem isso fica complicado de voc~e ir no momento filho.
      Abraços

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  14. Ola eu sou yonsen, tenho visto permanente e cheguei no Brasil quando tinha 17 anos .
    Fiz o servico militar agora quero voltar , mas sozinho sem a familia.
    O reentre esta valido por mais 2 anos ,posso ir e trabalhar normalmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o reentry está válido ainda consegue voltar sim normalmente.

      Excluir
    2. Sim pode, desde que o seu re entry e o visto estejam válido você pode voltar normalmente.
      Mas na renovação precisara que os seus pais estejam no Japão para renovar o visto com você.

      Qualquer duvida estou a sua disposição.

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  15. Meu filho e yonsei, esta no Brasil tem visto permanente e fez 18 anos aqui no Brasil , ele pode retornar a japao sozinho e trabalhar ?o reentre ainda ta valido .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele pode sim retornar e trabalhar por ter re entry e visto valido, mas na renovação é bom que vocês estejam no Japão(pais) para ele conseguir renovar.

      Abraços

      Cori
      cori@shigoto.com.br, mas

      Excluir
  16. boa noite!sou sansei casada com brasileiro,temos um filho com 17 anos,fui informada na agencia que o visto para yonsei nesta idade está dificil, minha mãe e irmão moram no Japão há 17 anos,também já moramos lá por 6 anos. Quais as chances que tenho de sair o visto para o meu filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inaiara, bom dia

      Não conseguiria lhe dizer em chances, mas os 17 anos já é uma fase meio critica para tirar o visto, mas é possível sair sim.

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  17. Oi, sou ionsei e tenho visto permanente desde 2002 e estou com reentry ainda válido, me casei ha um ano e quero agora voltar ao japao c meu marido, eu consigo visto pra ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, boa tarde

      Se o casamento é recente você não consegue não, precisa primeiro esperar um tempo para depois dar entrada no visto, se você for para o japão não tem problema nenhum, pode continuar em contato com ele e pelo menos mandar um pouco de dinheiro pra ele todo mes para mostrar para o consulado ou a imigração que voc~es tem relacionamento de verdade e estes comprovantes serão usado para tirar o seu visto ou sua elegibilidade, dependendo do estado que ele mora no Brasil. Mas você pode sim garantir o seu esposo.
      Qualquer duvida me retorne

      Cori
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  18. quanto tempo casado precisa estar para poder dar entrada no pedido do visto ? (visto para conjuge de permanente yonsei)
    att. Jonathan

    ResponderExcluir
  19. olá boa tarde eu sou sansei e minha filha é yonsei ela tem 15 anos e pretendo mora no Japão ela consegue o visto permanente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Weltim, tudo bem com você?

      Você poderia dar entrada no permanente no Japão mas o visto de longa permanencia dela com 15 anos sem problemas.
      Qualquer duvida estou a sua disposição.

      Cori
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  20. Boa tarde, minha esposa é "yonsei com "visto permanente" e nós casamos recente , faz um mês.
    Ela pode me dar o visto sendo yonsei com visto permanente?
    E se ela for pro Japão, daí eu poderia ir depois ou teria que ser junto a ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliano bom dia

      Sim é perfeitamente possível que ela lhe de o visto de longa permanecia(conjunge permanente) mas isso independe de ela ser yonsei ou não e sim pelo fato de ela ter o visto permanente.
      De imediato não é possivel, mas se voce esperar ai uns 6 ou sete meses de casados ela pode pedir para você um documento chamado, certificado de elegibilidade para poder mandar para você tirar o visto no Brasil.
      Qualquer duvida me retorne

      Cori
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir