sábado, 16 de junho de 2012

Imigração na Embaixada do Brasil: Vistos de 1 e 3 anos seguem sem alterações

Aiko Omi, funcionária do Escritório de Imigração de Tokyo, esteve na Embaixada para esclarecer sobre o Zairyu Card

Neste momento, nenhum critério para obtenção do visto teijusha de 1 e 3 anos foi alterado, disse Aiko Omi, funcionária do Escritório de Imigração de Tokyo em uma palestra explicativa na Embaixada do Brasil (hoje de manhã), sobre as reformas que serão implementadas a partir do próximo mês.

Diante de uma platéia de brasileiros e japoneses convidados pela Embaixada, Omi explicou os procedimentos para obtenção do Zairyu Card o novo Cartão de Permanência que começará a ser emitida para os estrangeiros no Japão a partir do dia 9 de julho.

"Os critérios do visto de 1 e 3 anos não foram alterados", manifesto Ohmi na única resposta objetiva que concedeu sobre os critérios do visto. Um dia antes de sua apresentação na embaixada brasileira, o Escritório de Imigração havia advertido que apenas responderia a perguntas referentes ao "Zairyu Card".

Foi assim que ouviu as perguntas solicitando esclarecimentos sobre os critérios do novo visto de 5 anos, porém não as respondeu alegando que estão sendo estudados e ainda não há definição.

Segundo os critérios que estão sendo estudados, somente podem solicitar o visto de 5 anos aqueles que comprovarem domínio do idioma japonês nível 2, possuir filhos estudando na escola japonesa e ganhar dinheiro suficiente para manutenção familiar e pagar os impostos.

Estes critérios foram publicados pela Imigração na internet no dia 1 de junho para que os cidadões pudessem expressar suas opiniões.

"Não posso responder as perguntas pois as regras para o visto de 5 anos não estão definidas, mas como já ocorre em outros países, para aqueles que pensam em ficar um periodo maior, Japão pode ser que venha a pedir conhecimento no idioma e adaptação social" disse Omi.

Segundo fontes ligadas à Imigracão, se não houver tempo hábil para definir o novo critério, deve prevalescer o atual, pelo menos por hora.
Fonte: IPC Digital
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário