terça-feira, 10 de julho de 2012

Imigração em Nagoya teve grande movimento no primeiro dia do novo controle de imigração e do ‘zairyu card’

zairyu cardQuem foi retirar o visto recebeu também o novo cartão de permanência

O movimento foi grande no Escritório de Imigração de Nagoya ontem (9), o primeiro dia do novo controle de imigração e emissão do zairyu card. Quem foi retirar o visto recebeu também o novo cartão de permanência. Ryuto Takakura, funcionário da imigração, explica que quem tem o visto permanente poderá trocar o documento até o dia 8 de julho de 2015. No caso de menores de 16 anos, a troca deve ser feita dentro desse prazo, ou quando o jovem for completar 16 anos de idade, o que vier primeiro. A mesma regra vale para os menores que têm o visto de um ou três anos. O requerimento do zairyu card deve ser feito na renovação do visto ou quando o menor completar a idade de 16 anos.

No caso dos adultos, a troca pode ser feita no momento da renovação do visto. Os documentos necessários para solicitar o zairyu card são: passaporte, uma foto, gaijin tooroku e o formulário de requerimento. No caso dos menores de 16 anos, os pais ou o responsável podem fazer a solicitação sem a necessidade da presença da criança.

Uma das mudanças com o novo sistema de controle de imigração é com relação ao visto de reentrada, que não será mais necessário se o estrangeiro voltar ao Japão dentro de um ano. Nesse caso, basta apresentar o zairyu card e o passaporte no momento do embarque.

De acordo com o funcionário da imigração, quem pretende ficar no exterior por um período superior a um ano, deve solicitar o visto de reentrada nos escritórios regionais da imigração, como fez a terapeuta Mary Mitani, que ontem de manhã foi uma das primeiras a receber o zairyu card. “Já estou com o zairyu card na mão. Tô feliz! Eu achava que ia ser bem mais complicado, mas não foi não”, diz.

Ela explica por que optou por solicitar o visto de reentrada. “Porque como eu tenho necessidade, no caso de doença da minha mãe, preferi pegar esse múltiplo, que é de cinco anos, e eu dou várias vezes a entrada e não tem problema nenhum”, comenta. Junto com o zairyu card, Mary recebeu de volta o gaijin tooroku. Os furos invalidaram o documento, que agora só vai servir de recordação.

NARITA

Nos principais aeroportos do país, o zairyu card só está sendo emitido para aqueles que estão chegando pela primeira vez, já com visto de permanência de médio ou longo prazo. Quem tem o reentry, deve procurar o escritório de imigração mais próximo de onde mora, segundo orienta Fumio Oba, funcionário do escritório de imigração do aeroporto de Narita.

Os passageiros que precisam tirar o zairyu card são encaminhados para uma sala específica pelos funcionários do departamento de imigração. Até às 8h30 de ontem, 14 cartões tinham sido emitidos. O processo é simples. Funcionários da imigração recolhem as digitais, tiram a foto para quem não tem foto e você só entrega o seu passaporte.

No cartão vão constar dados pessoais e também se o portador vai poder exercer alguma atividade remunerada no país. Agora, atraso na notificação de qualquer mudança nos dados será penalizado. “A partir de hoje, quem tem o visto de médio ou longo prazo não precisa mais tirar o reentry para sair do Japão”, explica Oba.

Como disse o diretor, agora é só mostrar o passaporte, a passagem o gaikokujin toroku ou o zairyu card e dizer que quer sair do país com possibilidade de reentrada. Durante o dia de ontem houve uma falha no sistema que impediu a emissão de novos cartões de permanência. Os estrangeiros que chegaram à tarde, vão receber o cartão via correio.
Fonte: IPC Digital

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário