quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Embaixador brasileiro fala sobre o retorno de quem pegou ajuda do governo japones

Embaixador apresenta políticas do governo para os brasileiros residentes no Japão

Encontro em Tóquio discutiu pensões alimentícias, divórcio no exterior e retorno de quem usou o subsídio do governo japonês para voltar ao Brasil

A volta ao Japão dos brasileiros que, na época das demissões em massa, utilizaram o subsídio do retorno, a questão das pensões alimentícias e dos processos de divórcio. Estes foram alguns dos assuntos comentados no encontro com o subsecretário-geral das comunidades brasileiras no exterior, Sérgio Danese realizado no sábado (23) na embaixada do Brasil em Tóquio.

Danese já se reuniu o governo japonês, a comunidade brasileira e os consulados. “Nós viemos ao Japão porque o país é uma grande prioridade do nosso serviço consular. Ele é uma espécie de síntese de todos os desafios, de todas as necessidades que enfrentamos em matéria consular porque tem uma grande comunidade brasileira. Ele apresenta uma espécie de síntese de tudo aquilo que nós temos que fazer em matéria de assistência consular, de concessão de vistos de trabalho consular em geral”, afirma.

No encontro, ele comentou sobre temas que estão sendo tratados com o governo japonês como a questão do visto. “Nós pedimos, temos insistidos com as autoridades japonesas para que facilitem na questão da concessão de vistos para turistas brasileiros que vem ao Japão. Portanto, não só necessidade da comunidade que vive no Japão, mas brasileiro em geral que vem ao Japão”.

O professor Ângelo Ishi, da Universidade Musashi, aproveitou a oportunidade para falar sobre os brasileiros que utilizaram o subsídio do governo japonês para retornar ao Brasil na época das demissões em massa. E o embaixador Danese revelou que já tem uma reunião marcada com a embaixada do Japão em Brasília (DF) para discutir esse assunto.

Já a presidente da Associação das Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ), Maria Shizuko Yoshida, prestou muita atenção na parte em que se falou sobre a adaptação das crianças nas escolas japonesas e a necessidade de apoio psicológico. “Me deixa satisfeita ouvir que esta questão foi levantada, que foi ouvida e a expectativa de que surja uma medida para atender a essa necessidade”, comenta.

Questões como as pensões alimentícias e as dificuldades do processo de divórcio também foram levantadas. E segundo o subsecretário, já existe um projeto no congresso que propõe a realização do divórcio de brasileiros no exterior pelo consulado. Essa proposta sobre a qual o embaixador Sérgio Danese comentou é do deputado Walter Ihoshi. O embaixador Sérgio Danese esteve segunda-feira (25), em Hamamatsu (Shizuoka) e depois do Japão, ele segue para a China

Por iptdigital

25 comentários:

  1. Feliz em saber que haverá uma reunião Finalmente!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus alguem lembrou de nós, excluidos!! Uma luz no fim do tunel!! Vai dar tudo certo e creio que muito breve.

    ResponderExcluir
  3. Mel / Kendi, boa noite

    O importante é não ficarmos parados, temos que correr atras de alguma forma, que seja uma ligaçãozinha no consulado, um e-mail pra embaixada, um cutucão em algum deputado distraido, para estas criaturas nao esquecer desta situação, mas de tanto todo mundo se mexer em torno disso que este anjo desse embaixador já deu uma palavrinha sobre isso, e olhem queé a primeira vez que alguem fala sobre iso (digo autoridade) entao agora é só nao deixar eles esquecerem.

    Abraços a voces e felicidades.

    Cori
    Shigoto.com Agencia de Turismo
    cori@shigoto.com.br

    ResponderExcluir
  4. sera que depois de abril teremos alguma noticia. e a virada do ano japones . vamos torcer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anonimo, é "fechamento do anos fiscal" mas espero que tenhamos boa noticia sim.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  5. estou muito feliz mas acho que todos que querem voltar ao japao deveriamos fazer uma boa apelaçao enfrente consulado com faixas e tudo até tv ir la ai sim iriamos muito rapido mas os dekasegue morri calado então vamos espera muitos anos eu acho ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, é bom que tenhamos isso como opção mesmo, e no dia que isso for preciso terão minha companhia.
      Por enuanto enquanto ainda existe esperanca antes dessa atitude vamos contando com ela, mas no ia que iso for preciso, ai sim iremos nos unir para fazer UM BARULHO.

      Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  6. Entro todos os dias aqui ,pra ver se tem alguma noticia,ja faz 3 anos que voltei com a ajuda do governo,tenho 3 filhos nascido no Japao e 1 nascido no Brasil,meus filhos sentem muita falta do Japao,pois nao se adaptarão com o Brasil e me cobra todos os dias pra volta, aqui no Brasil e muito dificil,pois so meu marido trabalha , nao encontro creche pra por meu filho mais novo,nossa por mais que tava dificil o Japao naquela epoca , aqui no Brasil e pior,morei no Japao 15 anos e fiquei muito desatualizada com tudo aqui,espero que de tudo de certo para que nos possamos volta logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente anonima essa readaptação ao Brasil não e neda fácil, as criancas sofrem imenssamente com isso principalmente com a falta de estrutura e educação precária que temos aqui, mas é o que temos entao temos que nos adaptar até o retorno, um poucuo de paciencia aninima, e vamos rezar para o consul vir logo e que ele esprema do embaixador, um SIM.

      Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  7. BOA NOITE SENHOR CORI,GOSTARIA DE SABER SE QUEM PEGOU A AJUDA DE RETORNO JÁ PODE TENTAR DAR ENTRADA NO VISTO PARA O JAPAO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anonimo, oa noite

      Não pode dar entrada não.
      Tem agencias que estao trazendo vistos aqui na agencia e estamos dando entrada no visto no consulado japones e alguns vistos estão sendo nedados, e quando perguntamos as agencias se esta pessoa pegou ajuda eles falam que pegou mas so falam isso depois que o visto negado ai acaba prejudicado a pessoa, entao peço que nem tentem porque acaba se prejudicando, pois as agencias tem um unico interesse que é comercial, entao eles nao se prejudicam em nada quando um visto é negado, agora quem tem o visto negado esta sendo prejudicado sim, dessa forma nem tentem, este mes de marco, tivemos 3 pessoas que tiveram o visto negado aqui porque terceiros trouxeram, melhor nao tentar.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br

      Excluir
  8. E quando sera a reunião do embaixador Danese com a embaixada do Japao em Brasilia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo, bom dia

      Não sabemos ainda, eles irão agendar e divulgar.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  9. Fico muito feliz, com a possibilidade de retornarmos ao Japão, sinto muita falta de lá afinal morei 17 anos, é quase uma vida inteira,só o direito de ir e vir me deixa super feliz, que Deus ilumine esta reunião e que tudo dê certo...

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz, com a possibilidade de retornarmos ao Japão, sinto muita falta de lá afinal morei 17 anos, é quase uma vida inteira,só o direito de ir e vir me deixa super feliz, que Deus ilumine esta reunião e que tudo dê certo...

    ResponderExcluir
  11. oi cori e a andreza do mt,que bom que a reuniao ja foi marcada,ja passou da hora de liberarem logo o nosso retorno,vou beijar o chao qdo pisar no japao,e tanta saudade que ate doi,bjos ate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza, tudo bem com voce?

      É esta no tempo já, mas com este comunicado do consul brasileiro eu acredito que não temos motivos para perder as esperancas, entao vamos grudar nesse anjo, para ele olhar por todo .

      Abraço

      Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  12. oi cori alguma novidade para nos?
    mto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, boa noite
      Ainda não de novo, de um pulo no facebook que lá tem um pessoal que pegou juda que esta se reunindo, clique no logo acima que tem o facebook que eu te aceito no grupo ok parceiro?

      Att? Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  13. Já ouvi caso de que pessoas conseguiram visto,mas chegando no japão é barrado e deportado,agora me pergunto,como eles podem conceder visto no Brasil e chegando lá é deportado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inoue, boa noite

      É contraditório messo, mas aconteceu viu...
      Quando é nissei, o visto demora uma semana para ser liberado, e no comeco para o meio do ano passado o consulado ainda nao checava no Japão se a pessoa pegou ajuda ou não, então a pessoa tinha que informar aqui no Brasil que pegou ajuda para poder não dar entrada no visto, se como nissei dava entrada e nao avisava, o visto saia, mas como o controle esta com a imigração no Japão no momento da entrada a pessao era barrada e esperava um parente arcar com as despesas do retorno.
      Isso que acontecia, agora nao, o consulado já esta negando o visto desde aqui e nao deixa nem a pessoa embarcar.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  14. Ola, gostaria de saber se o visto que estao negando é o de trabalho ou o de turismo (para quem pegou a ajuda do governo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo, bom dia
      Todos os vistos nao podem ser concedidos, nem quem vai a turismo nem quem vai a trabalho.
      Para quem pegou ajuda, nao esta saindo visto ainda, só duas pessoas conseguiram embarcar mais ninguem.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir
  15. ola , uma empresa do japao esta me contratando para trabalhar pra ela aki no brasil , mais antes qr q eu va ficar 3 meses pra ver como funciona o trabalho , eu vim embora com a ajuda , sera q vao me dar o visto de negocio ???obrigado !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, boa tarde

      infelizmente não, mesmo para quem vai a curta temporada o consulado noa esta concedendo vistos para quem pegou ajuda, não tem jeito no momento.

      Att: Cori
      Shigoto.com Agencia de Turismo
      cori@shigoto.com.br
      www.shigoto.com.br

      Excluir