segunda-feira, 3 de junho de 2013

Justiça autoriza reentrada ao Japão de nikkei brasileira que processou governo japonês

Giullyane Futenma, que utilizou a ajuda financeira dos 300 mil ienes em 2009 para voltar ao Brasil, conseguiu obter o certificado de elegibilidade

 

Video sobre a jovem que pegou ajuda e conseguiu certificado de elegibilidade.


Giullyane Futenma, uma nikkei brasileira de 21 anos, virou notícia no início deste mês ao entrar com uma ação contra o governo japonês por ter lhe negado a reentrada ao Japão. A jovem voltou a estampar as manchetes, mas desta vez com um desfecho positivo. As autoridades japonesas decidiram finalmente conceder o certificado de elegibilidade, o que permitirá seu retorno ao país, informou a Kyodo.

Giullyane viveu no Japão desde os 7 anos até 2009, ano em que teve de retornar ao Brasil porque seus pais ficaram desempregados. A família da brasileira usou o subsídio governamental oferecido aos estrangeiros com ascendência japonesa que desejavam regressar aos seus países de origem.

No entanto, o governo japonês impôs uma condição: que os nikkeis só poderiam retornar ao arquipélago três anos depois de sua saída do país. Giullyane se casou com Lucas Futenma no Brasil em 2011. Lucas, que também passou sua adolescência no Japão, retornou ao país no ano passado com o objetivo de que sua esposa viesse mais tarde.

O jovem apresentou a documentação de sua esposa no escritório de imigração na cidade de Hamamatsu, Shizuoka, que recusou o pedido argumentando que ela não poderia voltar ao Japão por ter utilizado o subsídio de ajuda aos nikkeis. Com a nova decisão, Lucas e Giullyane poderão finalmente ficar juntos.
Fonte: Kyodo News

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário