terça-feira, 24 de setembro de 2013

”Japão deve permitir a reentrada de Nikkeis que foram embora com a ajuda de Retorno", afirma o diário Asahi

No editorial, diz que os Nikkeis não podem ser usados como "para-choques" contra o desemprego

Programa de Retorno separou várias famílias¨Japão deve permitir a reentrada aos Nikkeis que retornaram ao seu país com a ajuda de Retorno,¨ exigiu um artigo publicado no influente jornal Asahi em sua edição de domingo 22 de setembro, que também criticou o governo por usar os Nikkeis como um " tampão" contra o desemprego.

Com a grave crise do emprego ocorrida após o colapso do Lehman Brothers, o Japão criou em 2009 um programa para fornecer ¥ 300.000 para os Nikkeis, que queriam voltar para os seus países de origem, em troca essas pessoas beneficiadas com a ajuda não poderiam retornar dentro de três anos. O governo japonês prometeu que até o fim desse período de tempo consideraria levantar restrições à reentrada como " as circunstâncias da economia e do emprego no país. "

"Já faz mais de três anos, que o governo impôs um ponto de referência para levantar a restrição. Se é assim, por acaso o Japão não está aproveitando abusivamente da regra do programa de retorno? Para impedir a reentrada dessas pessoas,¨ questionou o editorial de Asahi.

Programa de Retorno separou várias famílias
Japão deve permitir a reentrada de Nikkeis que foram embora com a ajuda de RetornoSegundo o jornal, o programa de Retorno recebeu críticas porque iria incentivar a separação de famílias, entre as pessoas que aceitavam a proposta, e aqueles que ficaram para trabalhar .

Mais de 21 mil pessoas aceitaram as condições do governo japonês, os brasileiros registaram o maior número de retorno ao país de origem.

"Na verdade, não foi permitida a reentrada de uma nikkei brasileira que viveu no Japão por dez anos com seus pais e se casou com um rapaz que mora no Japão. A razão para a rejeição foi porque seus pais utilizaram a ajuda de Retorno," escreveu Asahi.

É a primeira vez que a imprensa japonesa se pronuncia sobre os termos do Programa de Assistência de Retorno. Apenas uma semana e meia atrás, um outro artigo do renomado jornal Manichi, foi publicado no mesmo sentido. Mas a Asahi foi mais fundo, porque defende sem rodeios que a ajuda de 300 mil ienes, significa um fardo moral sobre os ombros de quem aceitou o dinheiro.

" Uma das razões que piorou o desemprego foram os trabalhadores Nikkeis - acusa o diário Asahi - foi o fato de que a sociedade japonesa fez esforços suficientes para aceitar e integrá-los como parte dela. "

Problemas sociais, como a falta de linguagem, falta de complementaridade e o grave abandono escolar dos filhos dos Nikkeis, denunciaram as fraquezas da política de imigração japonesa.

O jornal observa que os efeitos da crise do Lehman Brothers forçou o governo japonês a tomar medidas tais como oferecer gratuitamente cursos de japonês e capacitação profissional para ajudar os nikkeis desempregados. ¨O governo deve continuar este tipo de apoio e permitir a reentrada daqueles que usaram a Ajuda de Retorno, mas por aquilo que são, seres humano," exigiu Asahi .

"O importante é aceitar o Nikkei, não como uma simples mão de obra dekasegi, mas como residentes. Sem essa atitude, o governo central não pode escapar das críticas que dizem que o Japão está usando o Nikkei como " para-choques" de desemprego, o editorial conclui .
Fonte: IPC Digital

Um comentário:

  1. http://ajw.asahi.com/article/views/editorial/AJ201309230094

    EDITORIAL: Foreign workers of Japanese ancestry deserve better treatment.

    ResponderExcluir