Explosão em uma fábrica de aço provocou escassez de peças.
Toyota produz de 13 mil a 14 mil automóveis por dia no Japão.
A fabricante de automóveis Toyota anunciou nesta segunda-feira (1) que suspenderá a produção em todas suas fábricas de montagem no Japão durante uma semana, depois que uma explosão em uma fábrica de aço provocou escassez de peças.
A empresa com sede em Aichi (no centro do Japão) paralisará as operações de montagem entre os dias 8 e 13 de fevereiro nas 12 fábricas que possui no país asiático, o que também afetará as linhas de produção de suas filiais Hino, Daihatsu e Lexus, confirmou um porta-voz da companhia.
A empresa japonesa revelou que uma explosão registrada no dia 8 de janeiro em uma unidade de sua filial Aichi Steel repercutiu na elaboração das peças de aço, o que motivou sua decisão.
O líder mundial do setor automotivo informou em comunicado que prevê retomar suas operações domésticas no dia 15 de fevereiro, e que a suspensão não afetará em nenhum caso a sua produção no exterior.
A empresa produz mais de 40% de seus automóveis no Japão, com números entre 13 mil e 14 mil automóveis por dia.
A companhia garantiu que "continuará tomando as medidas necessárias para minimizar o impacto deste incidente", como produzir em linhas alternativas operadas pela Aichi Steel e a aquisição de peças de outras siderúrgicas.
Fonte: AutoEsporte com Efe | Foto: AP Photo/Tatan Syuflana