terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Naruhito completa hoje 61 anos celebrando a perseverança e força do povo em meio à pandemia

 O imperador lamentou as vidas perdidas para o coronavírus

imperador Naruhito
Nesta terça-feira (23) o imperador Naruhito comemora 61 anos de idade expressando sua gratidão pela “perseverança e força do povo” japonês no enfrentamento da pandemia do coronavírus, destacando apreço especial aos profissionais médicos que estão na linha de frente no atendimento aos pacientes com Covid-19, segundo a imprensa local.  

Ao mesmo tempo, Naruhito expressou condolências pelas vidas perdidas para o vírus, reconhecendo os esforços que a população tem feito para evitar a propagação das infecções, enfrentando dificuldades diversas. 

"Estou ansioso por um futuro brilhante depois que o público superar a pandemia do coronavírus com paciência, cooperando uns com os outros", disse ele durante uma coletiva de imprensa em Tóquio na sexta-feira (19).

Naruhito e a imperatriz Masako, 57, interagiram pela internet com profissionais de saúde, além de vítimas de desastres, idosos e deficientes físicos. 

Naruhito disse que deseja poder visitar a região de Tohoku, após o 10º aniversário do terremoto seguido de tsunami e de um desastre nuclear que resultaram na morte de 16 mil pessoas e 2.500 desaparecidos nas províncias de Fukushima, Miyagi e Iwate. 

"Sinto que as feridas das pessoas afetadas pelo desastre ainda não cicatrizaram", comentou.

No dia 13 deste mês, outro forte tremor atingiu Fukushima, o que fez com que Naruhito dissesse que o país “precisa pensar no Grande Terremoto do Leste do Japão como parte do presente, e não apenas do passado."

Normalmente, o imperador saúda o público no Palácio Imperial para celebrar seu aniversário, mas o ato foi cancelado pela segunda vez para prevenir a disseminação do coronavírus. 

Porém, junto aos jornalistas Naruhito expressou sua preocupação com relação ao aumento de casos de violência doméstica e de abuso infantil, além da crescente taxa de suicídio também entre mulheres e jovens como consequência da pandemia. 

O imperador disse que continua apoiando sua esposa, Masako, que segue em “processo de recuperação” de sua saúde. 

Quanto à filha, a princesa Aiko, já é uma estudante da Universidade de Gakushuin e completará 20 anos de idade em dezembro. "Espero que ela aprenda com muitas pessoas e que as experiências tenham ampliado seus pontos de vista", disse o imperador. Aiko estuda no Departamento de Língua e Literatura Japonesa da universidade.

Um ponto polêmico na vida da família imperial japonesa é a impossibilidade de o trono ser ocupado por uma mulher diante da falta de herdeiros masculinos. Sobre esse tema, Naruhito se recusou a comentar. Ele só lamentou o fato de não poder estar junto de seu pai, o ex-imperador Akihito, 87, que abdicou em 2019 por motivo de saúde. 
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário