segunda-feira, 6 de maio de 2024

Em SP, Kishida anuncia programa de intercâmbio com envio de mil nikkeis ao Japão

O premiê destacou a importância das conexões pessoais e o papel fundamental dos jovens na criação de novas parcerias

primeiro-ministro do Japão
Durante sua passagem pelo Brasil no fim de semana, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, visitou a Universidade de São Paulo (USP), onde fez um discurso sobre o fortalecimento das relações com Brasil, América Latina e Caribe, o primeiro em dez anos feito por um líder japonês, e também anunciou um novo programa de intercâmbio.

Ele refletiu sobre sua palestra de dez anos atrás, quando era ministro dos Negócios Estrangeiros, destacando que as relações evoluíram para uma parceria baseada no respeito mútuo e no aprendizado conjunto.

Kishida também observou que o cenário internacional mudou consideravelmente desde então, com desafios crescentes à ordem internacional, à liberdade e à democracia. Ele enfatizou a importância de um sistema internacional aberto e baseado nas leis, a necessidade de abordar desafios globais como a mudança climática e a busca por prosperidade compartilhada.

O primeiro-ministro destacou a importância das conexões pessoais e o papel fundamental dos jovens na criação de novas parcerias. Ele anunciou um novo programa de intercâmbio entre o Japão e as comunidades nikkeis da América Latina e do Caribe, resultando no intercâmbio de aproximadamente mil pessoas nos próximos três anos, acrescentando que o governo continuará trabalhando em parceria com a comunidade para o ensino da língua japonesa no Brasil.

“Na América Latina e no Caribe, aproximadamente 3,1 milhões de nikkeis continuam a criar novos valores, com base na confiança na comunidade nikkei que os seus antepassados ​​e antecessores promoveram, e conduzirão os intercâmbios a todos os níveis para novos caminhos.” (Fumio Kishida)

“Espero que, ao experimentarem o Japão por si próprios, os nikkeis, incluindo os das gerações mais jovens, sejam mais capazes de partilhar os diversos apelos do Japão, ao mesmo tempo que injetam sua irreprimível vitalidade na sociedade japonesa”, acrescentou o premiê.

Recepção e homenagens 
Além de visitar a USP, Kishida participou de uma cerimônia de boas-vindas realizada no prédio da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).

Após o discurso do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, o premiê dirigiu a palavra para aproximadamente 400 representantes de várias entidades. Referindo-se aos “oito valores dos nikkeis” (“Colaboração”, “Integridade”, “Perseverança”, “Respeito”, “Aprendizado”, “Gentileza”, “Responsabilidade” e “Gratidão”), compilados por um grupo de jovens de São Paulo durante discussão sobre a identidade do nikkei, Kishida disse que os japoneses não podem se esquecer desses valores.

Em seguida, acompanhado por diretores da Federação das Associações de Províncias Japonesas do Brasil (Kenren), Kishida realizou uma visita ao Monumento em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos, localizado no Parque Ibirapuera, onde depositou flores.

O premiê visitou o Pavilhão Japonês, uma edificação em estilo tradicional japonês, e o seu jardim, localizado no Parque Ibirapuera, onde ouviu sobre a história do local e da comunidade nikkei de São Paulo. Kishida participou do plantio comemorativo de muda de cerejeira e visitou a exposição do Pavilhão.

Por último, ele visitou a Japan House São Paulo (JHSP) e apreciou as exposições sobre robôs, saquê e moda acompanhado pelo presidente honorário Rubens Ricupero e demais membros da diretoria. Também participou de uma cerimônia em comemoração ao sétimo aniversário da JHSP.
Fonte: Alternativa 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário