quarta-feira, 8 de maio de 2013

Brasileira que pediu ajuda dos ¥300 mil processa o governo

Ela teve o visto negado e alega que tem o direito de viver com o marido, que atualmente mora em Hamamatsu

Alternativa JP

Hamamatsu, 8/mai - Uma jovem que retornou ao Brasil com os pais em 2009, utilizando a ajuda financeira do governo japonês de 300 mil ienes por pessoa, moveu uma ação judicial nesta quarta-feira, por intermédio de advogados no Tribunal de Shizuoka, exigindo que o Japão conceda o visto de permanência para que ela possa voltar a morar no país.

Segundo o jornal Mainichi, o marido da brasileira, que atualmente mora na província de Shizuoka, solicitou o visto dela no escritório de Imigração de Hamamatsu, que negou o pedido alegando que as pessoas que receberam ajuda para retornar ao país de origem ainda não estão podendo voltar ao Japão.

Os pais da jovem perderam o emprego em 2009 e solicitaram a ajuda de 300 mil ienes por pessoa para retornar ao Brasil, levando toda a família.

Ela se casou no Brasil e o marido, de 22 anos, que tinha retornado com o próprio dinheiro, decidiu voltar ao Japão no ano passado. A moça, agora, quer morar novamente em Hamamatsu juntamente com o marido.

Na época em que o governo japonês criou essa ajuda para que os estrangeiros desempregados pudessem retornar ao país de origem, no auge da crise financeira, uma das implicâncias era de que o beneficiado não poderia voltar ao Japão por pelo menos três anos. No entanto, já se passaram quatro anos desde que a brasileira foi embora.

Segundo o Mainichi, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social alegou que, por enquanto, nenhuma pessoa que recebeu a ajuda pode voltar ao Japão, mesmo já tendo passado mais de três anos, porque o mercado de trabalho ainda não se recuperou desde a crise iniciada em 2008.

Em todo o Japão, 21.675 estrangeiros foram beneficiados com a ajuda financeira de retorno ao país de origem. A província de Aichi teve o maior número de pedidos, chegando a 5.805, seguida por Shizuoka, com 4.641.

A todos nós resta aguardar or esultado e torcer para que ista atitude dê certo

Um comentário:

  1. O processo não sai barato, em reais pode chegar a 10.000 e pode demorar anos para ser julgado e sem garantia de vitoria.
    O advogado se chama Ryo Takagai e é de Hamamatsu. home page www.hamamatsusogo.com

    ResponderExcluir