segunda-feira, 20 de março de 2023

Você sabe quais são os sobrenomes mais comuns no Japão?

Uma lista elaborada pela Jiji Press mostra os dez sobrenomes mais usados no país

sobrenomes populares
Existem 2 milhões de pessoas com sobrenome Sato, sendo esse o mais comum no Japão, publicou a Jiji Press. 

Igualmente a outros sobrenomes populares, como Ito e Kato, Sato está ligado ao outrora poderoso clã Fujiwara. O “to” nesses sobrenomes tem o kanji (藤), que é o “fuji” em Fujiwara. 

Em um processo complexo, esse ideograma foi anexado a outros, indicando nomes de lugares ou posições associadas aos descendentes de Fujiwara.

O sobrenome Sato é particularmente comum nas províncias de Akita e Yamagata. Entre famosos está Eisaku Sato, que foi primeiro-ministro de 1964 a 1972 e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1974.

O segundo sobrenome mais comum, com 1,75 milhão de pessoas, é Suzuki, derivado do uso antigo no que é hoje a província de Wakayama. 

Sua provável origem deve ser “susuki”, palavra para uma espiga de arroz considerada sagrada na região de Kumano, na região das atuais províncias de Wakayama e Mie.

Suzuki também é comum em Aichi, Shizuoka, Ibaraki, Tochigi, Saitama e Kanagawa. Entre famosos com esse sobrenome está a estrela do beisebol Ichiro Suzuki.

O terceiro sobrenome mais comum é Takahashi, com 1,45 milhão de pessoas. 

“Takahashi” é citado no Nihon Shoki (Crônica do Japão), no século 8, mas não se sabe sua origem. 

Por significar literalmente “ponte alta”, talvez tenha sido adotado como um sobrenome por pessoas que viviam perto de pontes sobre ravinas e outros lugares altos no extenso terreno montanhoso do Japão.

Outros sobrenomes muito comuns no Japão, do quarto ao décimo, são: Tanaka (1,35 milhão de pessoas), Watanabe (1,15 milhão), Ito (1,10 milhão), Yamamoto (1,09 milhão), Nakamura (1,07 milhão), Kobayashi (1,04 milhão) e Kato (870 mil).
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário