terça-feira, 25 de abril de 2023

Japão pode ampliar escopo de visto para trabalhadores estrangeiros

A mudança pode incluir setores como fabricação de alimentos e entrar em vigor já em junho

trabalhadores estrangeiros qualificados
O Japão está considerando expandir as áreas nas quais trabalhadores estrangeiros qualificados podem receber vistos de trabalho de longo prazo de três para 12, possivelmente incluindo o setor de serviços de alimentação, informou o jornal Nikkei na segunda-feira (24).

O país, que tem registrado queda na taxa de natalidade e o envelhecimento da população, sofre com uma escassez cada vez maior de mão de obra em vários setores, mas continua relutante em permitir uma imigração generalizada de trabalhadores estrangeiros.

A mudança, que pode permitir que os trabalhadores permaneçam por longos períodos e tragam suas famílias com eles, pode incluir setores como produção de alimentos e entrar em vigor já em junho, acrescentou o Nikkei.

Um funcionário do Ministério da Saúde e do Trabalho do Japão disse que uma mudança estava sendo considerada, mas que não poderia dar mais detalhes.

A maioria dos trabalhadores migrantes no Japão atualmente vem de países como Vietnã, Indonésia e Filipinas.

De acordo com uma lei que entrou em vigor em 2019, uma categoria de "trabalhadores qualificados especificados" em 14 setores, como agricultura, cuidados de enfermagem e saneamento, recebeu vistos japoneses.

Mas as permanências foram limitadas a cinco anos e sem membros da família para trabalhadores em todos os setores, exceto na construção e na navegação, com aqueles que cuidam de idosos permitidos estadias prolongadas sob um sistema de permissão especial.

A revisão expandiria os vistos de trabalho de longo prazo para setores como agricultura, pesca, fabricação de alimentos e serviços de alimentação, disse o Nikkei.

As negociações estão em andamento com o objetivo de ter as revisões aprovadas pelo gabinete já em junho, acrescentou.
Fonte: Alternativa com Reuters

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário