segunda-feira, 29 de maio de 2023

‘Nômades digitais’: Japão fala em introdução de visto especial

De acordo com dados compilados no exterior, há estimados 35 milhões de nômades digitais no mundo

nômades digitais
O governo está considerando introduzir um visto especial para os chamados “nômades digitais” que trabalham remotamente enquanto viajam pelo mundo.

Dê olho no crescente número de países na Europa e em outros lugares que lançaram vistos para nômades digitais, o governo espera aumentar o consumo entre visitantes estrangeiros que vêm ao Japão ao criar um ambiente conveniente em que trabalhadores altamente qualificados possam ficar no país.

Os nômades digitais geralmente se engajam em trabalho que pode ser executado em qualquer lugar em dispositivos digitais, como desenvolvimento de software e design de sites.

De acordo com dados compilados no exterior, há estimados 35 milhões de nômades digitais no mundo, e gastos anuais de tais trabalhadores é de aproximadamente US$787 bilhões (¥110 trilhões).

Atualmente, o governo está trabalhando em um plano de ação destinado a aumentar o número de visitantes estrangeiros no Japão aos níveis pré-pandemia.

O plano, que deve ser compilado neste mês, poderá determinar que o governo examine desafios envolvendo a abertura de portas para nômades digitais, em relação a assuntos como vistos e status de residência.

O Japão tem um acordo de isenção de visto com 69 países e regiões, mas o período de estada é limitado a até 90 dias.

De acordo com uma pesquisa no exterior, cerca de 66% dos nômades digitais ficam em um local por 3 a 6 meses, então, o governo está considerando emitir um visto que permitiria a eles permanecerem no país por mais de 90 dias.

Atualmente, as pessoas que desejam trabalhar no Japão por mais de 90 dias precisam obter um visto de trabalho.
Fonte: Portal Mie com Yomiuri

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário