terça-feira, 6 de junho de 2023

Japão concederá visto de longa duração para yonseis e permitirá vinda de cônjuge e filhos, diz jornal

Os candidatos ao visto deverão cumprir alguns requisitos relativos ao idioma japonês

visto de longa duração para yonsei
A Agência de Serviços de Imigração informou que o Japão deverá conceder visto de longa duração para os yonseis, descendentes de quarta geração de japoneses de países como Brasil, Peru e outros, desde que cumpram alguns requisitos relacionados ao idioma japonês, noticiou o jornal Yomiuri.  

O atual sistema de visto de residência para yonseis foi implantado em 2018. Desde aquele ano até o final de 2022 entraram somente 128 yonseis no Japão.

Os candidatos ao visto precisam ter entre 18 e 30 anos de idade e o status de residência é concedido como “atividades designadas”, que permite ao portador trabalhar durante sua estada no país. 

No sistema atual, ainda, o período máximo de permanência é de cinco anos e, em princípio, os familiares não podem acompanhar o portador do visto de yonsei. Além disso, estes precisam de um tutor que se responsabilize por informar a Imigração sobre as suas atividades. 

No novo sistema, o yonsei poderá vir para o Japão para permanecer por cinco anos, tendo que apresentar proficiência em língua japonesa de Nível 5 (N5). 

Mas nesse período, ao conquistar proficiência de Nível 2 (N2), no Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT), o yonsei poderá ser elegível para residência de longa duração no país. 

Os beneficiados com a mudança poderão então renovar o visto indefinidamente e trazer seus cônjuges e filhos. 

A faixa etária também será ampliada, permitindo que yonseis com até 35 anos e proficiência equivalente ao N3 entrem no país. 

Segundo a Agência, até 2021 havia 243.625 descendentes de japoneses do Brasil e do Peru no Japão. 

Na notícia do Yomiuri não foi citado quando a mudança entrará em vigor. 
Fonte: Alternativa

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário